sábado, 24 de janeiro de 2009

Arca de noé

Quebra Gelo: Brincadeira – Seu Noé, posso ir?
Material: cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

O Líder da célula é o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para Noé. As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé, as cadeiras estejam organizadas e que elas representem a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para sentarem na arca.

Introdução: Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") conta-se resumidamente a história do dilúvio, dando-se ênfase ao grande trabalho que Noé tinha que fazer para Deus e, mesmo ele diante de um grande desafio, ele foi obediente e cumpriu a ordem de Deus.

Base Bíblica: Gn 6;7;8;9; Rm 3:26; 6:23; Hb 11:7; I Pe 3:20; II Pe 2:5.

Mensagem: Quando Adão e Eva desobedeceram a ordem de Deus, um grande abismo separou o Senhor da Sua criação. O homem perdeu a santidade e o pecado tomou conta do seu coração. Romanos 6:23 diz que o salário do pecado é a morte e, no capítulo 3:23, vemos que fomos destituídos da glória de Deus, isto é, a glória de Deus foi tirada de nós.

Assim, o pecado trouxe a morte sobre a terra, e registra que o primeiro homicídio aconteceu exatamente com os filhos de Adão e Eva: Caim e Abel.

E aconteceu que, como os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra, a maldade também se multiplicava, e a Bíblia diz, em Gênesis 6:6-7, que o Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pesando-lhe o coração, de tal maneira que intentou destruir toda a Sua criação.

Mas havia um homem especial que atraiu os olhos de Deus e achou graça diante Dele: Noé.

Quem era Noé? Era um homem justo e reto, que andava no temor do Senhor, que viu o seu coração puro.

Então o Senhor deu a ele uma tarefa: construir uma arca de madeira para dentro dela colocar sua esposa, seus filhos, noras e um casal de cada animal, conforme a sua espécie, pois viria sobre a terra uma grande chuva, um dilúvio de águas, que destruiria toda a vida que havia. E em Gênesis 6:22 vemos: "Assim fez Noé, conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim fez".

Vamos parar aqui e analisar algo muito interessante: Deus deu a Adão e Eva tudo o que eles precisavam, pedindo-lhes apenas obediência a uma ordem simples: Não comer da arvore que estava no meio do jardim. É simples ou não é? Mas, eles não obedeceram. Quanto a Noé, o que o Senhor lhe mandou fazer era algo muito difícil. As medidas que o Senhor lhe deu eram enormes, era preciso muito trabalho e Noé passou anos e anos trabalhando para construí-la, além das gozações e insultos que deve ter recebido, já que estavam em meio ao deserto, onde não chovia e nem havia rios que justificasse o que ele estava fazendo. Provavelmente riram muito dele e o chamaram de maluco, mas ele não hesitou em obedecer a Deus.

E o dilúvio veio sobre a terra (Gn 7:17-24).

Dilúvio é uma chuva muito forte. As águas caíram por 40 dias sobre a terra e inundaram tudo. As casa foram derrubadas e toda a vida que havia sobre a terra foi exterminada. Somente Noé, sua família e os animais que estavam na arca sobreviveram. Por 150 dias as águas cobriram tudo. Depois de um longo tempo as águas secaram e todos puderam sair da arca e por os pés em terra seca.

Você sabe qual foi a primeira coisa que Noé fez? Levantou um altar ao Senhor e lhe ofereceu sacrifícios, que foi recebido por Deus como cheiro suave. Então, o Senhor disse que não tornaria a amaldiçoar a terra.

E abençoou o senhor a Noé e sua família, para que frutificasse e multiplicassem. Fez o Senhor com Noé e sua família uma aliança, cujo sinal de veria no céu: o arco-íris.

O arco-íris deve nos lembrar da misericórdia de Deus e da Sua fidelidade à Sua palavra, pois Ele tem conosco, através de Noé uma aliança de vida.

Atividades de Fixação da Mensagem:

01 – Noé levou para a arca animais de todas as espécies para que a criação de Deus estivesse segura. No primeiro quadro, pinte todos os animais e em seguida circule somente os selvagens. No segundo quadro faça o desenho do animal mais lindo que você conhece e dê um nome para ele.

02 – Vamos colorir bem lindo a figura de Noé e os seus animaizinhos da arca.

03 – Brincadeiras complementares (opcionais):
• Terra, céu e mar

• Som dos bichos
• Dançar e louvar músicas que falem sobre "Noé


fonte;www.montesiao.pro.br

3 comentários:

  1. Ameii! Domingo vou passar a história de Noé para os meus pequenos..mtoo obrigado pelas .Q Deus te abençoe mto!

    ResponderExcluir
  2. Ameii! Domingo vou passar a história de Noé para os meus pequenos..mtoo obrigado pelas dicas. Q Deus te abençoe mto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora , desculpa em demorar te responder pois estava sumida do blog por motivo pessoais mas agora vou voltar a postar mais coisas , fico feliz em te ajudar .bjs

      Excluir